segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Manejo Errado de Uma Espada.

por Jesué da Silva Andrade

Esta é uma reflexão que tive há pouco tempo quando meditava sobre esta grande responsabilidade que temos de comunicar aos homens os oráculos de Deus.

Espero no Senhor que estes pensamentos sejam usados pelo seu Santo Espírito para edificar os irmãos nesse sentido.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15)

Além de um servo do Senhor procurar apresentar-se a Deus aprovado, e como um obreiro que não tem do que se envergonhar, podemos observar neste versículo que existe também uma ordem para ele manejar bem a palavra da verdade. Claro que não devemos pensar que obreiro é somente aquele que se dedicou ao serviço exclusivo da obra do Senhor, àqueles que saíram pela fé de seus serviços seculares para se dedicarem exclusivamente à pregação do Evangelho. Todo o verdadeiro cristão é um obreiro, e ele deve ter em mente que, se ele não está sendo usado pelo Senhor para trazer almas perdidas para a salvação, ele pode estar sendo um empecilho para os perdidos conhecerem a Cristo como Senhor e Salvador de suas almas (Mt 10. 30).

Uma coisa que me chama bastante a atenção é a ênfase neste texto sobre o manejar bem a palavra da verdade. Segundo os estudiosos do grego a expressão "manejar bem" vem de uma raiz que significa cortar em linha reta. A idéia é de um carpinteiro que usa o serrote para cortar uma tábua na medida certa e com precisão. Ele mede as tábuas com exatidão e depois risca uma linha com seu lápis de carpinteiro, uma linha reta, no caso, para não desperdiçar nem tempo, nem material e, assim, não tomar prejuízo nem dar prejuízo ao seu patrão.

Da mesma forma, se não manejarmos a palavra de Deus corretamente teremos prejuízo e causaremos prejuízo à obra de Deus.

Vejamos a comparação que o escritor aos Hebreus, na direção do Espírito Santo, faz da palavra de Deus com uma espada (Hb 4. 12). Neste versículo nós aprendemos que ela é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Se nós fizermos uma pesquisa sobre artes marciais, vamos ver que a espada é a arma branca mais mortal que existe. E principalmente a de dois gumes, pois ela pode ferir o oponente, mas também o que a manuseia, se este não souber maneja-la corretamente. Então, quando se entra em uma escola de artes marciais, e o aluno se interessa em aprender a esgrima, que é a arte de manipular espadas, geralmente ele usa uma espada de madeira, ou uma que não tenha cortes e nem pontas. Isso para que ele não se fira e nem fira os outros durante o treinamento. E, quando se faz uma exibição com espadas verdadeiras, o iniciante não participa, até que aprenda a manuseá-las corretamente. Impressionante é como vários mestres de artes marciais têm esse cuidado especial com seus alunos e com a reputação de sua escola ou academia.

Ao contrário nós, membros da igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, a entidade instituída pelo próprio Deus através da obra perfeita e eterna do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário, somos muitas das vezes relaxados com o serviço do Senhor em nossa localidade. Nós não zelamos dos nossos alunos como devemos ´cuidar das ovelhas do Senhor´. Não prezamos pela reputação de uma escola, ou de uma empresa qualquer, mas pelo Precioso Nome de Nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo que morreu por nós numa terrível cruz.

Quantas vezes o púlpito está sendo entregue àqueles que não sabem manejar a palavra de Deus corretamente? Quantas vezes pessoa sem preparo espiritual têm saído por aí para "evangelizar os perdidos" sem uma pessoa experiente para orientá-las, sem nenhum ´treinamento´ de como fazer esse importante serviço de maneira coerente e sem causar prejuízos à obra de Deus?

Agora reflitamos: quanto estrago tem sido feito por aqueles que não manejam - e nem procuram manusear - a palavra de Deus corretamente? Quantos irmãos têm ficado feridos por aqueles que usam a palavra sem amor, e muitas vezes até como instrumento de vingança contra os outros e não como instrumento de edificação?

Um exemplo que podemos observar é quando um irmão "peca", ou se afasta das reuniões, ou entende um texto bíblico de maneira equivocada. Muitos se prontificam a ferir sem remorso a integridade e a moral deste irmão, usando a palavra de Deus para mostrar o erro dele, mas sem um pingo de misericórdia, julgando-se superior a ele e esquecendo do ensino da palavra de Deus em Gálatas 6. 1: "Irmãos se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado".

Mas o que é ainda pior é a falta de preparo com que evangelizamos os perdidos, e muita das vezes fazemos mais estragos do que bem. Quantos que ao invés de anunciar o Senhor Jesus Cristo pregam religião, atacando de uma maneira cruel e impiedosa a "religião" dos outros? Quantos que, em uma oportunidade de falar da salvação em Cristo, agridem os costumes religiosos dos outros os afastando ainda mais do caminho da salvação?

Lembro de um homem ao qual me ofereci para fazer um estudo Bíblico em sua casa. Ele me disse de uma maneira estúpida que não aceitaria estudar a Bíblia junto comigo, pois ´os crentes dizem que todos os católicos vão para o inferno, porque são da religião católica.´ E já ouvi de um rapaz que brigou com um "evangélico", porque este tinha dito que sua mãe estava no inferno porque era católica. Ora, irmãos. Ninguém vai para o céu porque é "crente" (no sentido religioso), ou vai por inferno porque é católico.

As pessoas que vão para o céu vão porque reconheceram seus pecados e confiaram de todo o coração que Jesus de Nazaré é o seu Senhor e Salvador pessoal, porque pagou o alto preço da sua redenção na cruz do Calvário. Da mesma forma as pessoas que vão para o inferno não vão porque são católicas, espíritas, budistas, confucionistas, evangélicas, etc. Vão porque são pecadores e não reconhecem isso, e estão mortas em seus delitos e pecados, e mesmo que a ´religião´ delas esteja mais de acordo com a Bíblia, a palavra de Deus, a religião em si não é suficiente para salva-las.

Ou seja, você pode freqüentar uma religião que diz seguir a Bíblia, ser batizado, cantar em coral, participar da ceia, e até ser pregador mas, se você não depositou sua confiança total na Pessoa e na Obra redentora do Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador de sua vida você vai para o inferno, independente de ser evangélico, católico, espírita, budista ou islamita.

Essas pessoas que tentei evangelizar, mas reagiram abruptamente, dificilmente ouvem a verdade porque alguns as prejudicaram de formas grotescas. E é isso que acontecerá se não manejarmos corretamente a palavra de Deus.

Pensemos no caso de Malco, quando o apostolo Pedro puxou da espada e cortou a sua orelha. Cerca de 50% da audição dele foi arrancada pela espada que Pedro manejou erradamente naquele dia. Mas o interessante é que Pedro fez aquilo para defender o Senhor Jesus Cristo. Então Cristo o repreendeu, e curou a Malco. Veja Mt 26. 47-56: Mc 14. 43-49: Lc 22. 47-53: João 18, 1-11.

Malco, se não fosse o Senhor Jesus intervir, e cura-lo ali naquele momento, teria que se esforçar para ouvir o que os outros falariam, pois sua audição foi terrivelmente prejudicada. E o interessante é que sua audição foi prejudicada por quem? Por um servo do Senhor que manejou a espada fora da vontade do Senhor Jesus Cristo, e é por isso que ele foi repreendido.

Será que isto não está acontecendo em nossos dias? Será que na tentativa desesperada de defender o Senhor Jesus Cristo, estamos "cortando as orelhas de nossos irmãos"? Será que não está acontecendo o mesmo com os descrentes? Por que será que tem havido poucas conversões em nossos dias? Não será por isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário