segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Como Lês?

O que está escrito na lei? Como Lês?” Lucas 10.26.

Umas das coisas que sempre me impressiona nos relatos dos Evangelistas é como o senhor Jesus Cristo, O Divino Mestre chama a nossa atenção para a leitura das Escrituras Sagradas.

É muito comum o vermos calando os fariseus, os saduceus, os sacerdotes, e os anciãos do povo sempre com a expressão “não leste” ou “Nunca lestes”. Como em Mt 22. 31, ou Mt 21. 42, e muitas outras passagens das escrituras.

No contexto do versículo citado acima um homem que era doutor da lei, tinha chegado para Ele e perguntado como poderia herdar a vida eterna. E Ele respondeu como mencionado acima.

Ou seja, a resposta deste homem estava sempre diante dos seus olhos, porém todos sabem que ele não estava realmente querendo herdar a vida eterna, mas na realidade ele estava era querendo por o Senhor Jesus Cristo a prova, para de alguma forma o desacreditar diante das multidões que estavam ao redor Dele.

E o Senhor como sempre na Sua sabedoria santa, lhe fez esta pergunta, “O que estás escrito na lei? Como lês?”.

Este doutor da lei sabiamente respondeu, nos versos seguintes dizendo que o homem deve amar a Deus sobre todas as coisas e próximo como a si mesmo. O que levou o Senhor Jesus a ordenar a ele fazer isto, ou seja, obedecer estes dois mandamentos que na realidade é o resumo de toda a lei. O doutor da lei tendo a consciência pesada e tentando se justificar, pois não guardava estes mandamentos, assim como é impossível qualquer ser humano em si mesmo os guardar na integra. O questiona mais uma vez perguntado quem era o seu próximo. Então o Senhor lhe expõe a bem conhecida parábola do Bom Samaritano. Que é uma linda alegoria da Salvação que o Senhor realizou em nosso favor na cruz do Calvário.

Mas o interessante neste caso é como O Senhor Jesus Cristo chamou a atenção deste doutor da lei, para o que estava escrito na lei, e depois para como este doutor da lei estava lendo o que estava escrito. E é tão somente neste ponto que eu quero convidar a você a meditar comigo.

A lei neste caso aqui não se referia somente aos cincos primeiros livros do Velho Testamento, mas creio eu que era uma referencia a todo o Velho Testamento. Como o Salmista diz no Salmo primeiro que “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na LEI DO SENHOR, E NA SUA LEI medita de dia e de noite” Sl 1. 1-2. Claro que nesta época ainda não havia o Novo Testamento, e podemos dizer que a Bíblia daquele tempo era o Velho Testamento completo.

A resposta do Senhor Jesus Cristo aquele homem dependia do que estava escrito na palavra de Deus, e de como aquele homem lia o que estava escrito.

Se sairmos perguntando a todas as pessoas que professam ser cristãs se elas acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus, noventa por cento diria que sim, que a bíblia é a palavra de Deus. Se perguntássemos se elas estudam a bíblia, com certeza este numero seria bem reduzido. E se perguntássemos se elas a entendem o que está escrito, este numero seria bem reduzido ainda.

Mas por quê? Talvez você possa perguntar. A Bíblia é o livro mais vendido, e o livro mais barato da historia, porém é o menos lido, e o menos compreendido. Por que embora a maioria diga que ela é a palavra de Deus na realidade em suas vidas e em seus corações isto ela não é. E por que não é? É porque eles não têm tempo para estudá-la, eles têm tempo para tudo, tempo para trabalhar, para dormir, para se alimentar, para se divertir, para assistir a TV, para irem à escola, para viajarem e etc. Mas para lerem a bíblia não tem. E os poucos que a lêem, que a estuda, não são honestos naquilo que lêem nela. Mas querem buscar um “outro” significado, uma “outra” interpretação, um “outro” sentido para aquilo que está escrito nela.

Se o Senhor Jesus perguntasse o que está escrito na sua palavra para muitos dos que assim dizem ser seus seguidores. Muitos iriam responder que não sabem. Não sabem por que não lêem, não estudam, não meditam nas sãs palavras das Sagradas Escrituras.

E se o Senhor lhes perguntassem como eles lêem, a resposta seria, como a minha “igreja” me diz, ou como o meu “pastor”, ou meu “presbítero” me ensina, e etc. E não como está escrito nela na sua pureza e simplicidade.

Claro que há igrejas que procuram seguir a sã doutrina, claro que há pastores que são bons ensinadores, claro que a presbíteros que zelam pela pureza e simplicidade da palavra de Deus.

A questão não é como me dizem que deve ser, mas sim como eu estou entendendo o que esta escrito. Nenhuma igreja é detentora da verdade, nenhum pastor é infalível, e nenhum presbítero é inquestionável.

Eu já tive conversando com vários “cristãos” de variadas denominações. E muitos destes quando confrontados com algumas verdades da palavra de Deus, que na sua pureza e simplicidade reprova certas praticas das suas denominações. Elas geralmente dizem: “Cada um interpreta a Bíblia de um jeito?” ou “A bíblia tem mil e uma interpretação”.

Muitos acreditam que para entender a Bíblia é necessário fazer um seminário, ou entrar numa faculdade de teologia. Que é necessário saber o grego, o latim e o hebraico para entender a palavra de Deus. Mas se é assim, porque o Senhor Jesus chamou a atenção de um doutor da lei para o que estava escrito na lei? E de como este doutor da lei lia o que estava escrito? Este homem tinha estudado nas melhores faculdades do seu tempo, ele sabia o hebraico desde criança, pois era judeu. Provavelmente sabia o grego, pois essa era uma das línguas mais difundidas em seu tempo. Provavelmente sabia o latim, pois era a língua oficial do império romano que dominava a nação de Israel, e era necessário os de mais instrução, e que exercia algum poder sobre o povo conhecer este idioma por causa de questões políticas e diplomáticas.

O Senhor Jesus, um simples carpinteiro, pergunta a um doutor da lei, como estava escrito na lei, e como este doutor lia a lei. Que cena mais estranha. Mas é uma prova real de que Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são (1ªCor 1. 28).

Eu sempre fico impressionado com a atitude dos discípulos quando o Senhor Jesus lhes contava as sua parábolas, ou dizia algo que eles não compreendiam, eles esperavam um momento em que ficavam a sós com o Senhor, então lhes perguntava o significado das parábolas ou do que Cristo tinha acabado de ensinar, por exemplo observe Mt 13. 10-11; 24. 3-4: Mc 4. 10; 13. 3-5. O que nos dá uma lição muito grande, você já esteve com o Senhor Jesus hoje em particular? Você já reconheceu perante Ele sua própria incapacidade de compreender a palavra Dele por si mesmo, e buscou ajuda a ajuda diretamente Nele, par compreende-la? Como você lê a palavra de Deus? Você aceita aquilo que tá escrito nela em sua pureza e simplicidade ou busca interpretações alternativas em outros meios, para saciar sua vã concupiscência?

Com certeza se nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário