segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A IGREJA SEGUNDO AS ESCRITURAS SAGRADA.


Mateus 16. 18; 18. 15-20.
Introdução:
Nosso desejo aqui é tratarmos de um assunto que não e novo para nenhum de nós que já cremos no Senhor Jesus Cristo, e que já temos algum tempo de vida cristã. Este assunto deveria ser estudado com aqueles que são recém convertidos, para que estes não caiam nos erros da cristandade professa. 

Porem está não é uma realidade em nossos dias, alias parece até que este assunto tem sido evitado ser estudado em nosso meio, pois é de assustar ouvirmos e vermos nas redes sociais, nos convites que recebemos de igrejas co-irmãs, e em congressos missionários expressões erradas que nos preocupam, pois revelam o equivoco que muitos irmãos experientes, e que até atuam na Obra do Evangelho têm em suas convicções a respeito desse assunto que pretendemos estudar tratar aqui. O assunto que pretendemos tratar aqui é sobre a igreja de Deus, e o que realmente as Escrituras Sagradas ensinam sobre ela.

Nosso desejo não é ofender a ninguém, embora com toda certeza o iremos fazer no decorrer daquilo que vamos falar aqui. Provavelmente haverá alguém que estará lendo estas linhas que aprenderam conceitos errados em relação a igreja, e provavelmente pensará que estamos atacando suas religiões, suas crenças e seu modo de vida. Porém essa não é nossa intenção e se você se sentir ofendido, ou não concordar com aquilo que apresentaremos aqui fique sabendo que de forma alguma este é nosso desejo. Talvez você não queira ler o artigo completamente, mas, por favor, prossiga sua leitura, e confira nas Escrituras Sagradas para saber se as coisas são de fato assim.  Por que eu não sei tudo sobre este assunto, e creio que é impossível para a mente humana compreender de uma maneira plena a verdade da palavra de Deus sobre a igreja Dele. E nem pretendo falar tudo que o que sei, pois com certeza o tempo que nos dispomos aqui não é suficiente para apresentarmos tudo que a palavra de Deus ensina sobre a igreja. Creio que nós só arranharemos a superfície. E em relação a palavra de Deus e qualquer assunto que ela aborda todos nós somos alunos, O Espírito Santo de Deus é que é o nosso único professor, e é através das Escrituras Sagradas Ele nos ensina a vontade de Deus para as nossas vidas.

Eu convido você somente a abrir a sua mente, deixar os erros que a cristandade professa fala sobre este assunto de lado. E nos atermos somente àquilo que as Santas Escrituras, a Bíblia Sagrada nos diz sobre a igreja de Deus.

I. A DEFINIÇÃO DA PALAVRA IGREJA.
Nos nossos dias é muito comum ouvirmos as expressões: “Vamos na igreja?” (se referindo ao prédio onde reúnem um grupo de religiosos); ou “vamos abrir a igreja” (limpar, arrumar, lavar, derrubar, construir, também se referindo ao prédio);  ou vamos abrir uma nova igreja (nova religião); ou de que igreja você é? (de que religião você é?).

É comum ouvirmos irmãos repetindo estas expressões erradas. E até pior, irmãos usarem os termos errados em seus convites, e postagens, expressões do tipo: “igreja dos irmãos unidos”, “igrejas cristã evangélica casa de oração”, “igreja do movimento dos irmãos”, “a casa de oração convida” e etc.

Com certeza você já ouviu estas expressões, e você já as leu em algum lugar, e com certeza você não vê problema nenhum nelas, pois é só uma maneira de falar, que não traz nenhum problema grave. E talvez alguém até se ofenda, pois esta tão acostumado a ouvir estas expressões, e agora chega alguém e fala que esta errado. Pode ser que haverá pessoas que fiquem aborrecidas, pois ninguém gosta de ouvir que esta errado. Eu passei por esta experiência. Eu ouvia com tanta freqüência expressões como estas que as achava normal, quando ouvi pela primeira vez que estavam erradas eu fiquei aborrecido, eu não gostei do pregador na época, que disse que a igreja onde eu me converti, fui batizado, e dei meus primeiros passos na vida cristã estava errada ao usar estas expressões. Achei o pregador um chato que se preocupa com coisa sem importância. E talvez seja isto que você ira pensar ao meu respeito, mas, o próprio apóstolo Paulo, disse que um pouco de fermento leveda toda massa (1Cor 5. 6). Basta toleramos um pouco o que errado em nossas vidas, para aquilo crescer e virar uma pratica constante.

Mas se a expressão “igreja” não esta se referindo ao prédio, ou a religião, ou a uma organização religiosa, o que ela significa? Você pode estar se perguntando..

1. O significado da palavra “igreja” no grego.

A palavra “igreja” em nossas versões das Escrituras Sagradas, é a tradução da palavra “ἐκκλησία (ecklesia)” no grego a língua original em que o Novo Testamento foi escrito. Segundo os conhecedores do grego, essa palavra é a junção de dois termos: a preposição “ek”, “fora de” com o verbo “kaleõ” chamar. Chamar de fora, ou para fora. Traz a idéia de uma convocação solene. Naquele tempo quando surgia um novo decreto, uma nova lei, os mensageiros do imperador, ou governante sai pelas cidades principais do seu reino ou território, tocavam uma trombeta, e as pessoas ao ouvir aquele chamado saia de suas casas e seus afazeres para ouvir o decreto do imperador, reunindo-se assim em praça publica para ouvir a promulgação do novo decreto ou lei. Esse é o significado da palavra na sua etimologia original. Porem é interessante darmos uma olhada nas suas ocorrências no Novo Testamento.

1) As ocorrências da palavra igreja no Novo Testamento.

Segundo os comentaristas esta palavra ocorre cento e quinze vezes no Novo Testamento grego. E estas ocorrências têm lições importantes para nossa edificação espiritual.

a) Em cinco dessas ocorrências ela aparece no sentido normal, ou seja, pessoas reunidas num determinado lugar para um fim especifico.

Em At 7. 38: Hb 2. 12: Ela é traduzida por congregação, a primeira ocorrência referindo-se ao povo de Israel reunidos no deserto, e a segunda ao povo de Israel nas festas solenes que aconteciam em Jerusalém, o que será também cumprido plenamente no futuro Reino Milenar de Cristo.

As outras três ocorrências estão em At 19. 32, 39, e 41: onde é traduzido por assembléia, e ajuntamento, referindo-se a sedição ocasionada pelos artesãos que ficaram furiosos com o apostolo Paulo e seus companheiros, pois por pregarem o evangelho e muitos se converterem, estavam perdendo a fonte de seus lucros que eram as replicas do templo da deusa Diana que fabricavam. Pois muitos dos convertidos eram anteriormente adoradores de Diana. E diante daquela situação também é mencionada uma assembléia legitima, para tratar do assunto de uma maneira mais especifica.

Mas no caso, esse era o sentido comum da palavra naqueles tempos, ou seja, um aglomerado de pessoas atraídas por uma causa comum. E que deixa claro que igreja e congregação têm o mesmo significado, ou seja, não existe nas Escrituras Sagradas essa historia de igreja, e congregações. Como é comum em nossos dias, o que é uma imitação disfarçada do sistema denominacional de igreja sede e suas filiais, não entraremos nesta questão agora, mas falaremos alguma coisa neste aspectos em estudos posteriores.

b) Dezessete vezes a palavra esta se referindo a igreja de Deus no sentindo dispensacional (universal).

As outras cento e dez vezes que a palavra “ecklesia” ocorre nas Escrituras Sagradas do Novo Testamento em seu idioma original, ela significara algo mais restrito. Um grupo específico, que são as pessoas que estão sendo salvas neste tempo presente, pela graça de Deus através do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Porem neste sentido a palavra igreja (ecklesia) tem dois aspectos distintos em suas ocorrências. O aspecto dispensacional (universal) e o aspecto local.
Destas cento e dez ocorrências da palavra, dezessete ela estará se referindo a igreja dispensacional (universal).

A primeira destas ocorrências se encontra em Mateus 16. 18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (ecklesia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Neste sentido ela também aparece em Ef 5. 25: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja (ecklesia) e a si mesmo se entregou por ela”.

Neste sentido a igreja de Deus esta sendo formada por todo aquele que é verdadeiramente nascido de novo. E quem está formando esta igreja é próprio Senhor Jesus Cristo, através do Espírito Santo e da palavra de Deus.

Embora haja muitas lições na primeira ocorrência da palavra “igreja” neste sentido. Eu quero destacar aqui pelo menos três pontos principais para nossa meditação.

1º: NÃO HÁ COMO NÓS ENTENDERMOS DE FATO O QUE SEJA A IGREJA DEUS SE NÓS NÃO TIVERMOS UM CONHECIMENTO PESSOAL E INTIMO DO PROPRIO SENHOR JESUS CRISTO. Veja os versos 13 a 16 de Mateus 16.

O Senhor Jesus Cristo havia feito uma pergunta aos seus discípulos sobre o que as pessoas diziam a respeito Dele “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”.

Então seus discípulos lhe responderam que eles diziam que Ele era, “João Batista, Elias, Jeremias, ou um dos profetas”. Depois O Senhor Jesus, direciona a pergunta aos seus discípulos: “E vós quem dizeis que Eu sou?”. É somente depois da confissão que o apostolo Pedro faz falando pelos doze, é que Cristo então revela pela primeira vez a verdade da igreja que Ele iria edificar depois de realizar sua obra redentora na cruz do calvário.

Então se você ainda não conhece o Senhor Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador Pessoal, você não é um salvo por Cristo. Neste caso mesmo que você tenha estudado num seminário, tenha um titulo de “pastor, reverendo, doutor em divindade, e etc”, mesmo que você domine os originais, mesmo que realize todas as cerimônias e ordenações de sua denominação, mesmo que você faça chover fogo do céu a vista dos homens. Você não sabe o que realmente é a igreja do Senhor Jesus Cristo, pois, se você não O Conhece como seu Senhor, e Salvador Pessoal, também não pode conhecer o que é de fato a igreja Dele, pois você ainda não faz parte dela. Você pode até ter uma pequena noção, mas jamais a irá compreender o que ela é de fato, e jamais irá fazer parte dela, a não ser que você nasça de novo, arrependendo de seus pecados e crendo no Senhor Jesus como Seu Senhor e Salvador Pessoal.

Alias, um dos motivos de haver esta grande confusão na cristandade sobre este assunto é este. Existem muitos doutores acadêmicos, que tentam discernir com seu intelecto humano e natural, verdades que somente uma mente transformada pelo agir do Espírito Santo pode compreender. Não desprezamos o estudo acadêmico, pois para aqueles que foram regenerados pela água pura da palavra de Deus, aplicada aos seus corações pelo poderoso agir do Espírito, será muito útil, isto se o tal for usado de maneira sabia e ponderada. Mas este, sem Aquele é puramente um emaranhado de informações técnicas, cuja natureza pecaminosa herdada de nossos pais jamais poderá contemplar e sintetizar de uma maneira pratica e agradável ao Senhor.

2º: É O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO QUEM ESTÁ FORMANDO, CAPACITANDO E PRESERVANDO A SUA IGREJA.

O Senhor Jesus disse: “ (Eu) edificarei a minha igreja”, em Efésios lemos, que “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela para a santificar (separar para si) purificando-a pela lavagem da água, pela palavra”.

A igreja é do Senhor Jesus Cristo, e é Ele  quem a esta edificando, ou seja, cada pessoa que é salva por Ele através do evangelho, é agregada a este grupo, e Ele mesmo é quem esta transformando a vida desta pessoa, assim como também de toda igreja. Moldando-a coletivamente e individualmente a seus membros, conforme a sua própria imagem. A igreja não tem um dono humano, como muita das vezes falamos erradamente, “igreja do pastor fulano”, “do bispo sicrano”, “do reverendo tal” e assim por diante. O Senhor Jesus foi quem morreu e ressuscitou para Ele mesmo formar a sua igreja, remida e lavada pelo seu precioso sangue. Ele subiu ao céus e assentou-se a destra do Pai, de onde enviou o 

Espírito Santo para formá-la, atuando através da Sua Palavra, convencendo os pecadores a crerem no evangelho, selando e habitando naqueles que crêem, e capacitando-os a O servirem como Senhor, como membros do seu corpo, que é a própria igreja. Falaremos disso mais para frente se o Senhor assim nos permitir.
E também é o próprio Senhor Jesus que vira buscá-la no arrebatamento antes da tribulação.

3º: ELE É QUEM A ESTA EDIFICANDO SOBRE A SUA PRÓPRIA PESSOA, SOBRE O SEU PRÓPRIO BENDITO NOME.

A igreja não esta sendo edificada sobre o apostolo Pedro como muita gente pensa. Assim como Pedro não é a pedra que o Senhor Jesus esta se referindo quando Ele diz, “e sobre esta pedra, edificarei a minha igreja”.

Talvez você possa achar estranho dizermos isto, mas se o apostolo Pedro fosse à pedra que o Senhor Jesus estava se referindo, porque o próprio apostolo Pedro iria dizer: “ E chegando-vos para Ele (Jesus Cristo)a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”, “ Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.” (1Pe 2. 4, 6).

O apostolo Pedro, dirigido pelo Espírito Santo, jamais entraria em contradição com o próprio Senhor Jesus Cristo, quando Cristo lhe dirige esta expressão “sobre esta pedra”, o Senhor Jesus Cristo estava se referindo ao que o apostolo havia acabado de professar “Tu és o Cristo o Filho do Deus Vivo”.
Ou seja, o que o apostolo havia acabado de declarar sob a direta revelação do Pai. Que nos caso, era que; aquele humilde carpinteiro que nasceu na cidade de Belém, cresceu na cidade de Nazaré, que estava morando na Galileia, aquele homem simples, um trabalhador braçal, uma pessoa comum. Era o escolhido de Deus, que iria cumprir todos os desígnios de Deus em relação à justiça, o pecado e o juízo.

Há muitas lições para extrairmos aqui porem o tempo não permite. Mas procure estudar o significado da expressão “Cristo (Ungido)”, e “Filho do Deus Vivo”, e suas implicações, com certeza será muito proveitoso para a sua edificação espiritual. Por hora, queremos destacar que o próprio Senhor Jesus é o fundamento da igreja, e Ele a edifica sobre a sua própria pessoa.

A igreja de Cristo não esta baseada em um homem, ou em uma filosofia, ou um conjunto de regras tipo, pode e não pode. Não são os pais da igreja, Lutero, Calvino, Arminio, Spurgeon, Darby ou qualquer outro reformador ou ensinador, o fundamento da igreja. A igreja de Deus esta fundada sobre a Rocha Eterna que é o Próprio Senhor Jesus Cristo, e ninguém, absolutamente ninguém alem Dele é o fundamento da igreja. O próprio apóstolo Paulo disse claramente que ninguém pode lançar outro fundamento alem do qual já está posto, o qual é o Senhor Jesus Cristo, (1Cor 3. 10), falaremos também mais sobre este assunto a frente se Deus assim nos permitir.

c) As outras noventa e três vezes a palavra ocorre está se referindo em  relação a igreja local.

A primeira vez que esta palavra ocorre é em Mateus 18. 17, quando o Senhor Jesus Cristo dá instruções sobre o que um irmão ofendido dever fazer com aquele que o ofendeu. Ou seja, deve procurá-lo em particular e tratar do assunto entre os dois, se o assunto for resolvido, acabou o problema. Se o problema não for resolvido, o ofendido deve levar mais um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja estabelecida. Se o ofensor não ouvir estas duas ou três testemunhas, o caso de ser levado á igreja (ecklesia) e se este não ouvir a igreja, o ofensor deve ser considerado gentio ou publicano. Esta expressão “gentio ou publicano” indica que a igreja deve afastar esse ofensor de todos os privilégios relacionados a comunhão da igreja local.

A igreja neste texto não pode ser todos os salvos do tempo presente, pois é impossível reuni-la em um único lugar. Neste contexto de Mateus 18, o Senhor Jesus está mencionado uma igreja local. Um grupo de salvos por Cristo, reunidos ao Seu Nome em uma localidade. Então neste sentido Cristo é o primeiro a mencionar a igreja local.

Neste sentido vemos, por exemplo, em Atos 8. 1: “a igreja (ecklesia )e que estava em Jerusalém”, em Atos 13. 1: “ a igreja (ecklesia ) que estava em Antioquia”, em 1Cor 1. 2: “a igreja (ecklesia ) de Deus que esta em Corinto”, e finalmente em 1Tess 1. 1: “a igreja (ecklesia) dos tessalonicenses em Deus Pai”.

Neste sentido ( a igreja local) é que pretendemos estudar aqui mais detalhadamente na nossa serie de estudos. Mas queremos destacar aqui que uma igreja local não é uma religião, não é o prédio onde reúne um grupo de pessoas religiosas, mas um grupo de salvos que atraídos a pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo, estão reunidas para tratar dos interesses dele na localidade onde residem.

Neste sentido, quando surge a pergunta, nas nossas mentes, principalmente na mente daqueles que são recém convertidos, ou dos que ainda não se converteram, mas estão ouvindo com muito interesse o evangelho, e desejam sinceramente entender a vontade de Deus para suas vidas:

QUAL É A IGREJA CERTA?

Pelo menos duas respostas Bíblicas nós temos para responder esta questão, que são:

1ª : A IGREJA DE DEU É O GRUPO DE PESSOAS QUE ESTÃO SENDO SALVAS NESTE TEMPO DA GRAÇA DE DEUS DESDE PENTECOSTES ATÉ O ARREBATAMENTO. ELA NÃO TEM LIMITES DE TEMPO,ESPAÇO, RAÇA, CONDIÇÃO SOCIAL, OU QUALQUER OUTRA BARREIRA DE SEPARAÇÃO HUMANA. A IGREJA É O CORPO DE CRISTO, QUE ESTA SENDO FORMADO PELO PROPRIO SENHOR JESUS CRISTO ATRAVES DO ESPÍRITO SANTO E DA PALAVRA DE DEUS.

2ª A IGREJA DE DEUS TAMBÉM É UM GRUPO DE SALVOS QUE ESTÃO REUNIDOS AO NOME DO SENHOR JESUS EM UMA LOCALIDADE.

Não é um grupo de salvos que estão se reunindo, mas que estão reunidos, vamos falar sobre isto mais a frente. Porém queremos destacar que a pergunta que devemos fazer não é: “QUAL A IGREJA CERTA?”.

 Pois, para responder esta questão podemos colocar nossas preferências egoístas na busca da “igreja certa”. Ou seja, “igreja certa” é aquela que me atrai por algo que eu goste, ou acredite, ou mesmo pratique, mesmo que isto não seja a vontade de Deus para minha vida.  A pergunta certa a fazermos é:

COMO EU UM SALVO POR CRISTO, MEDIANTE A SUA OBRA REDENTORA NA CRUZ DO CALVARIO POSSO REALMENTE JUNTO COM OS MEUS IRMÃOS EM CRISTO SERMOS UMA IGREJA DELE NA LOCALIDADE ONDE NÓS MORAMOS?

A resposta é procuramos fazer o que Ele nos ordena na Sua Bendita e eterna Palavra. Reconhecemos que somente a graça de Deus, que nos selou com seu Espírito Santo no momento de Nossa conversão (Ef 1. 13-14), dando-nos assim a nova natureza, que é capaz de procurar agradar ao Nosso Pai em todas as coisas, seguindo assim as orientações claras de Sua Santa Palavra que poderemos de fato responder esta pergunta solene. Que Deus assim nos ajude a realmente em nossas localidades onde residimos a ser de fato igrejas que realmente O honrem e O glorifiquem. Deus permita que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário