quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ESTUDOS SOBRE A IGREJA LOCAL, parte 1.

A NECESSIDADE DE SE CONHECER A CRISTO PARA REALMENTE APRENDER SOBRE A IGREJA.

Mateus 16. 18; 18. 20.

 Esse assunto é um dos mais importantes da palavra de Deus. Porém existe uma grande confusão em nossos dias sobre a igreja. O nosso desejo aqui é buscarmos na palavra de Deus a verdade sobre o mesmo, Mateus 22. 29: João 17. 17.

Na primeira menção da palavra igreja nas Escrituras Sagradas, podemos observar algumas peculiaridades interessantes.

I. O Senhor Jesus Cristo havia sido rejeitado abertamente pelo os judeus. Então ele direciona o seu ministério aos gentios, destacando assim o fato de que, como o seu povo o havia rejeitado então agora Ele direciona a sua atenção aos que não era seu povo. Ou seja, nós os gentios.

II. Cristo questiona os seus discípulos sobre o que as pessoas diziam ser Ele. É claro que o Senhor Jesus na sua onisciências, sabia o que as pessoas diziam a respeito Dele, e o que Ele era, quem Ele era.  Ele sabia, pois Ele é Deus, Onisciente, Onipotente e Onipresente.
Mas para nos ensinar uma verdade imprescindível, é que Ele faz este questionamento aos discípulos.

III. As pessoas revelaram um conhecimento superficial do Senhor Jesus Cristo. Alguns diziam que Ele era João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas. Ou seja, para a maioria das pessoas daqueles dias, aquele humilde carpinteiro de Nazaré, foi a associado um ser humano de renome. Uma pessoa que fez algo extraordinário, como esses homens de Deus do passado, como João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas. Mas o Senhor Jesus Cristo não era nenhuma destas pessoas.  Essa associação com eles revelou o quanto deficiente era o conhecimento das pessoas em relação ao Senhor Jesus Cristo. Ou seja, à maioria das pessoas não conheciam realmente ao Senhor Jesus Cristo, pois não sabiam quem Ele era, antes elas tinham um conceito muito errado com a repeito a Ele.

IV. Ele direciona a pergunta aos seus discípulos, e lhes pergunta: “Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?”. Então o apostolo Pedro em nome dos outros confessa abertamente, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. Ou seja, para os apóstolos, aquele humilde carpinteiro que estava diante dos seus olhos, que era o Senhor Jesus Cristo, não era somente um homem comum, ou um homem de renome. Mas era o Messias, prometido nas profecias do Velho Testamento. Pois a palavra “ Cristo” é a transliteração grega de  “Mashíach” (Messias),que significa “Ungido”, neste caso Pedro e os demais estão reconhecendo que em Jesus de Nazaré que estava ali diante dos seus olhos, iria se cumprir todos os desígnios de Deus. Pois no Velho Testamento, quando uma pessoa era ungida com o óleo santo que existia ali no Tabernáculo. A partir deste momento ela era consagrada a Deus para realizar um serviço especifico. Aqueles que estudam o Velho Testamento claramente observam isto, pois, Arão irmão de Moisés foi ungido sacerdote, Davi foi ungido rei, e Elizeu foi ungido profeta.
Quando o apostolo Pedro diz que Jesus de Nazaré é o Cristo, Ele está dizendo que diante de seus olhos estava ali aquele que é o Sacerdote, Profeta e Rei. Como Sacerdote Cristo realizou através da sua morte vicária o sacrifício pelos nossos pecados. Como Profeta Ele nos revela a vontade do Pai. E Como Rei Ele governa a vida e o coração daqueles que se arrependem de Seus pecados e creem Nele como Senhor e Salvador.

Para uma pessoa realmente entender o que é a igreja ela antes precisa entender quem é o Senhor Jesus Cristo. Pois antes do Senhor Jesus Cristo ensinar aos apóstolos sobre a igreja, ele primeiramente procurou saber o que eles pensavam a respeito dEle. Então se o conhecimento de uma pessoa a respeito do Senhor Jesus Cristo for deficiente, logicamente o seu entendimento sobre as doutrinas bíblicas, incluído a igreja também será deficiente.


Depois de ensinar sobre a disciplina na igreja, o Senhor Jesus Cristo nos diz que “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”, (Mateus 18. 20). Nós vamos estudar mais detalhadamente sobre o que significa reunirmos em nome do Senhor Jesus Cristo mais a frente. Porem queremos pensar agora como uma pessoa será atraído por Cristo Jesus, se ela não o conhece? Da mesma forma que um torcedor de um time, ou o fã de um cantor, ou um ator. Fica sabendo de tudo sobre eles, e é capaz de fazer de tudo para estar com eles, ou vê-los, assim também é a ideia expressa aqui. Uma igreja no sentido bíblico não precisa de multidões para ser uma igreja, mas sim do motivo que levam a estas pessoas a reunirem, que no caso é Cristo, e mesmo que seja duas ou três pessoas, Ele promete estar no meio daqueles que estão reunidos ao seu Nome.

Mas se uma pessoas não conhece de fato quem é o Senhor Jesus Cristo, como ela saberá o que é reunir ao Nome Dele. E como ela entendera o que é realmente a igreja do Senhor Jesus Cristo, pois Ele diz “minha igreja”. A igreja do Senhor Jesus Cristo só poderá ser entendida em sua essência por aqueles que o Conhece como Senhor e Salvador de suas almas. Você já conhece o Senhor Jesus Cristo? Quem é o Senhor Jesus Cristo para você? Se você que esta lendo este artigo ainda não conhece o Senhor Jesus como Seu Senhor e Salvador, convido a você a fazê-lo antes de continuar lendo esta serie de estudo. Pois só assim que você realmente poderá entender o que é a igreja de Deus, sabendo de fato quem é o Senhor Jesus Cristo.